top of page

História

Em 1939, William Grube desenvolveu o primeiro dispositivo de visualização a proporcionar uma perceção de profundidade binocular – o estereoscópio da View Master.

 

A grande revolução no mundo da eletrónica e da ciência da computação, na segunda metade do século XX, permitiu criar os primeiros dispositivos de RV. Em 1960, Morton Heilig inventou o primeiro HMD (Telesphere Mask), que permitia um ângulo de visão ampla e estereoscópica 3D com som stereo, sem motion tracking. Em 1961, Comeau e Bryan da Philco Corporation desenvolveram o primeiro precursor do HMD com motion tracking (Headsight). Em 1965, com Ivan Sutherland, o hardware computacional passou a estar integrado num HMD, permitindo efeitos 3D de áudio e interação tátil com os objetos visualizados. No século XXI, a tecnologia tem crescido acentuadamente. Mais recentemente, a partir de 2014, a Google lançou o Google Cardboard e a Samsung lançou o Samsung Gear. A Oculus desenvolveu e fabricou o Oculus Rift HMD.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

Face a esta evolução histórica do RV, tem havido uma grande expectativa relativamente à forma como a tecnologia de RV se pode aliar à indústria da música, tanto em vídeos de música interativos como em concertos ao vivo.

 

Mais propriamente no contexto musical, note-se a evolução do paradigma de distribuição de conteúdo de áudio:

Primeiro HMD (Telesphere Mask)

Evolução do formato da distribuição de conteúdo de áudio.

bottom of page