top of page

Transmissão

Para analisar o processo de transmissão, convém fazer uma abordagem  extremo-a-extremo de toda a arquitetura  tendo em vista a otimização da latência motion-to-photon.

​

O conteúdo de RV, após o processo de codificação, ao contrário do conteúdo simples de vídeo, tem geralmente um tamanho significativamente maior do que as largura de banda impostas pelos canais de transmissão disponíveis atualmente numa arquitetura de RV. Na verdade, a largura de banda efetiva/real é mais limitativa e essa que deve ser tomada como referência na projeção de uma arquitetura de RV (throughput).

​

Apesar de os HMD poderem ser ligados por fios ao recetor (computador ou dispositivo móvel) , os canais de transmissão em foco presentemente são os canais sem fios, tendo em conta que é a indústria móvel que tem acelerado o uso integrado da tecnologia de RV com os dispositivos móveis. O requisito de portabilidade é muito importante. As tecnologias de comunicação sem fios que fornecem maior throughput e menor latência são: Advanced 4G LTE, Advanced Wi-Fi e Advanced LTE/Wi-Fi convergence.

​

No contexto da indústria da música, o conteúdo de RV de online/live streaming é, pelas razões acima apresentadas, mais exigente em termos de transmissão. A imersão visual e auditiva tem de ser idealmente constante e uniforme ao longo do tempo.

Requisitos de conteúdo RV numa transmissão sem fios.

bottom of page